quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Educação de filhos sem mistério!

É muito bom encontrar por aí post inteligente de quem se preocupa com o que a Bíblia ensina. Encontrei no FB e colei aqui:


Qual é o valor de prestar atenção à educação das crianças desde muito cedo? A Bíblia diz em Provérbios 22:6 “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” 
Que espera Deus dos pais enquanto eles educam os seus filhos? 

Os pais devem ser um exemplo piedoso em palavras e ações. A Bíblia diz em Deuteronómio 6:6-7 “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.” 


Deus quer que os pais sejam pacientes. A Bíblia diz em Colossenses 3:21 “Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados.” 
Que espera Deus de uma mãe? A Bíblia diz em Provérbios 31:26 “Abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua.” 


A disciplina é uma expressão do amor da parte dos pais. A Bíblia diz em Provérbios 13:24 “Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.” 
A correcção firme e afável ajuda as crianças a comprender. A Bíblia diz em Provérbios 29:15 “A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.” 
O propósito da disciplina é para ajudar as crianças a atingir maturidade, não para enfurecê-los. A Bíblia diz em Efésios 6:4 “E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.” 
Muitas vezes, as crianças pagam as consequências dos pecados dos pais. A Bíblia diz em Êxodo 34:7 “Que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.” 
Como quer Deus que os filhos se comportem? A Bíblia diz em Efésios 6:1 “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.”



Sempre gostei de observar situações, e digo que o que vejo é realmente preocupante. Pais que insistem em não dizerem não a seus filhos, como se isso fosse matá-los. Penso na educação de filhos como algo que inevitavelmente dará algum fruto, bom o mau. Uma criança que tem todas as suas vontades realizadas, tem grande possibilidade de ser um adulto imaturo e problemático, pensando que todo o mundo existe para servi-lo. 

Crianças não precisam de tanta liberdade, até porquê, não sabem o que fazer com ela. Mas precisam sim, de limites claros e firmeza amorosa. 
Quer fabricar delinquentes?
Deixe-os à vontade, eles se encarregarão do resto. Só não reclame dos resultados!

Nenhum comentário: