Translate

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O pastor perdeu o foco... a agora?

Realmente é muito bom para uma congregação saber que seu pastor está focado no Reino de Deus, na pregação fiel das Escrituras e com uma vida de contrição. 
Pastor focado em Deus é rápido em rechaçar o pecado, trazendo o impenitente às responsabilidades e conclamando-o ao arrependimento, ainda que seja preciso o uso da disciplina eclesiástica. Pastor focado é preocupado com o pastoreio e sente as dores dos desassistidos, chora diante de Deus pelas ovelhas rebeldes, fica triste pelo pecado alheio, ainda que seja de alguém que lhe deseja o mal e ora fervorosamente por sua restauração. Pastor focado em seu chamado cumpre cabalmente seu Ministério.

Mas infelizmente, percebemos que há, para tristeza nossa, pastores que são totalmente opostos, ao supracitado, destes me poupo, por ora. Porém, meu maior lamento é quanto aos que começaram muito bem, com vontade de servir a Deus, focado nas necessidades de suas ovelhas e por algum motivo se distraíram, pendendo-se no caminho e levando consigo congregações inteiras ao esfriamento e morte. Quando observo tais casos, me ponho a pensar o que teria causado tão grande desastre, o que faria o "sal perder o sabor" ou qual motivo justificaria que se coloque uma "lamparina sob a cama".
Vario motivos aparecem:
*Esfriamento;
*Perda do zelo;
*Cansaço;
*Apego ao Status (quando em igreja grande, central municipal ou de grande centro urbano);
*Politicagem;
*"Amor" ao salário;
*Super valorização de títulos (Pós, Mestrados, Doutorados e afins, esquecendo que são apenas ferramentas para o Ministério Sagrado e não o fim em si);
 Quanto mais penso sobre, mais a lista cresce, bom parar por aqui!

A questão aqui é o malefício à igreja. Sim, quando um pastor perde o foco, a igreja sofre.
Certa vez, vi uma congregação sofrer devido uma aventura sexual de seu líder. Há mais de uma década, ainda no meu estado, o Rio de Janeiro,  acompanhei de perto o caso de um pastor que dividiu a igreja para literalmente, ganhar sozinho. Sei de casos em que "pastores" mais antigos e politicamente influentes ameaçam recém-formados para que entrassem em seus "esquemas".  Conheço uma comunidade que mesmo tendo em suas fileiras pessoas sérias, zelosas na fé e prática, encontra-se moribunda, com questões que se arrastam por anos sem resolução, sob a irresponsabilidade e omissão de alguém que saiu do rumo. 

Sei que é muito triste falar de coisas como essas, mas me ponho no lugar de quem precisa ser pastoreado, cuidado e que não pode ser vitimado por tal sandice. Quão avassaladoras são as afirmações que encontramos em Ezequiel 34, não acham?

O que a ovelha desassistida pode fazer?
Não é fácil agir quando o faltoso é justamente quem deveria ser exemplo. Porém, é fácil agir dentro dos padrões de piedade, seriedade e cuidado que a situação exige.
Quando falamos de crente de verdade, o que se espera que o pastor seja, não haverá dificuldade dele reconhecer sua falta quando arguido. A ovelha precisa ter em mente que a questão não é o faltoso, mas a falta, "o bebê lavado fica limpo e cheiroso, mas, água suja, essa precisa ser descartada. Ninguém joga um bebê no lixo por estar com a fralda cheia!" Creio que o pastor que admite sua falta, arrepende-se e pede perdão, é curado por Deus (Salmo 32.5-6), transmite graça e a mensagem correta de que não existem super-crentes, sendo a vigilância um resguardo.
Entretanto, há "pastores" que cercam-se com névoa de superioridade e não podem admitir publicamente suas falhas. Esses, quando confrontados em seu delitos, são capazes de inclusive, fabricar ocasiões que lancem as atenções pra bem longe de si. Há também, líderes que entendem o confronto como algo pessoal, buscará desqualificar o denunciante por não conseguir ir contra os fatos alegados, além de uma grande prova de imaturidade, aponta o despreparo para administrar conflitos.

Tendo conversado, confrontado amorosamente, porém sem qualquer mudança o disposição que leve a entender que algo será feito, nesse caso meu irmão, sugiro dois caminhos:
1 - Procure um lugar onde há pastoreio de fato. Não sofra por falta de cuidado!;
2 - Permaneça, cale-se e ore muuuito. Coloque o líder diante de Deus em oração, peça a Deus que tenha misericórdia da igreja. Algo acontecerá! O líder pode ser transformado ou substituído, Deus fará o melhor!

Se você, assim como eu, é verdadeiramente pastoreado ou mentoreado, glorifico a Deus por seus líderes e forma como sua igreja provavelmente viceja. Porém, conclamo a todos, pastoreados ou não, que juntamente orem para que, em detrimento dos "lobos disfarçados", o Senhor cuide do Seu Povo.

Nenhum comentário: