Translate

sexta-feira, 25 de março de 2011

"Mentiras"




Sou apaixonado por ficção científica, como grande parte dos nascidos até 1989. Minha série preferida é X-Files(Arquivo-X), uma série obrigatória pra quem gosta de um bom enredo, tensão de agoniar, e melhor, em nove temporadas.
No capítulo derradeiro, Fox Molder, o personagem principal da trama está diante de um tribunal formado na clandestinidade pelo alto escalão do FBI e Militares, todos envolvidos e ocultadores do que Molder lutou dez anos para revelar, uma grande conspiração entre humanos e alienígenas que mostrou ainda pior nos últimos cinco minutos. Isso me fez lembrar da perseguição sofrida pelos pré-reformadores e reformadores, onde o objetivo maior da Igreja Romana era matar seus opositores. Depois de expor todos os fatos e argumentos, aliás irrefutáveis, Fox, já condenado à morte, tem a palavra e diz algo que me chamou atenção para os nossos dias: "A mentira não precisa temer a verdade enquanto houver número suficiente de mentirosos".
Embora seja razoavelmente novo, apenas 32 anos, tenho verdadeiro ódio pela prática da mentira, repulsa mesmo, chega dar ânsia. "Mas o que há de tão ruim em uma "mentirinha" de nada, se não ofendeu ninguém e ninguém saiu perdendo?". É justamente esse pensamento que me tira do sério!
Uma pesquisa de uma emissora de televisão apontou que, mais de 95% dos entrevistados mentem habitualmente, é a chamada "mentira branca", "pro gasto". Jankélévitch, ensaísta francês, disse: "Malditos sejam aqueles que colocam abaixo do amor a verdade criminosa da informação! Malditos sejam os brutos que falam sempre a verdade! Malditos sejam aqueles que nunca mentiram!". É realmente irritante saber que muitos em nosso tempo, talvez até mesmo alguns de nós, pensemos assim. Nunca havia lido algo tão insano e revoltante como o que diz tal proposição, em outras palavras, Jankélevitch afirma que "quem não ama, fala a verdade e por isso é um ignorante maldito". Não posso arbitrar por vocês, mas tenho motivos de sobra pra querer qualquer tipo de mentira longe, beeeeeeeeeem loooonge de mim.
Segundo Ballone, Médico psiquiátra e professor da PUCCAMP, "a mentira não deve ser entendida como uma espécie de contrário da verdade. Ética e moralmente a mentira está muito mais relacionada à intenção de enganar do que ao teor de deturpação da verdade e, juridicamente, a mentira está relacionada ao dolo ou prejuízo que causa a outra pessoa.". A definição apresentada aqui é mais equilibrada, porém, não podemos esquecer que a mentira é o ardil do engano, contrário a verdade sim. Jesus chegou a dizer que o mentiroso pertence ao diabo, lhe é filho, vejamos: "Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos do vosso pai; ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira" (Jo 8.44). É impossível conceber um "cristão" emprestando sua vida ao tríplice propósito de Satanás, a saber, matar, roubar e destruir (Jo 10.10). Mais inacreditável ainda é vê-lo tentando justificar a nefasta prática. Como se fosse possível! É inadmissível que pessoas ditas cristãs deem filhos legítimos ao diabo; porque de acordo com o a porção supra-citada das escrituras, a mentira é filha legítima de Satanás! 
É bem certo que alguns mentirosos sofrem de alguma psicopatologia. O esquizofrênico em crise é um bom exemplo; munido de seus delírios e não conseguindo discernir o real do fictício, acredita e propaga suas "verdades", ainda que mentiras. Pra estes vai o meu desconto e exceção. No mais, qualifico como desrespeito, desconsideração, SAFADEZA mesmo.
Será que um pai não percebe o quão nocivo se torna quando mente a seu filho, dizendo que receberão o que nunca pretendeu dar, que um determinado procedimento é bom mesmo não sendo, que "pirracinha" é bonitinho? Será que esse pai não mede as conseqüências, quando não querendo ser incomodado, ordena que o infante minta afirmando que o camarada não está? Esta pobre vítima da covardia de seu tutor corre o grande risco de ser aquele que, no futuro, imporá a mesma condição a seus funcionários... afinal, aprendeu muito bem a lição!
Será que um "amigo" esquece o quanto é importante para outra pessoa e o desconsidera deliberadamente traindo assim sua confiança?
Será que um jovem não sabe o quanto decepcionará sua namorada quando essa descobrir que não é a única?
Será que um líder eclesiástico é ignorante quanto ao mal causado, quando por motivos escusos ou auto-preservação, se exime de suas responsabilidades,  acoberta, mente ou dissimula, fazendo do Sagrado Ministério um grande palco político?
Será que uma esposa não pensa na destruição causada quando sai de casa dizendo ir a um lugar, como shopping ou faculdade, e na verdade vai encontrar-se com outro apenas por uma "pulada de cerca"? Será que essas pessoas não se tocam do grande morticínio causado? Sonhos, projetos, aspirações, desejos, famílias, tudo jogado no lixo por puro egoísmo besta!
O que passa pela cabeça de um sócio que decide fraudar balancetes, será que ignora a ira do ludibriado? 
O que pensa o político que se elege falando de honestidade e é flagrado subornando e/ou aceitando suborno? 
Que quantidade de titica é necessária em uma cabeça para alguém brincar com a Palavra de Deus e, sem qualquer pudor, dizer o que a Bíblia não diz, descontextualizá-la até que seja irreconhecível? 
São perguntas que faço o tempo todo, tenho ainda muitas outras, mas não caberiam aqui!
Voltando ao pensamento de Fox Molder, precisamos concordar que no ambiente que vivemos, o sistema chamado mundo é regido por mentirosos. Assim, Molder está coberto de razão quando afirma que a mentira não precisa temer a verdade enquanto houver número suficiente de mentirosos. 
Mas você, vitimado por dolosa prática, não precisa se preocupar porque a verdade sempre, sempre virá a tona. A Bíblia deixa bem claro que essa palhaçada está com os dias contados, "Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte" (Apocalipse 21.8).
A fineza piedosa e o Senhor Jesus me incitam a orar pela conversão destes, o que faço amorosamente. Mas tenho tanto ódio de mentira que confesso ser difícil e penoso separar o enganador de sua prática. Na maioria das vezes, meu senso de justiça corrompido acaba exigindo o fogo do inferno sobre os tais.
Ainda bem que não é possível ter um segundo sequer do poder de Deus em minhas mãos, pois só a graça os salvaria. 
Que o Senhor tenha misericórdia desses e de mim! 
Sei que os santarrões de plantão já estão colecionando os versículos sobre domínio próprio, mansidão, perdão e misericórdia; não os esqueci. Porém, antes de enviá-los, coloque-se na posição do enganado!
Comente, fale um pouco de suas experiências com a mentira. Não esqueçam de respeitosamente e em nome da ética não citar o ofensor! 

13 comentários:

Alessandro Gama disse...

Pô cara, essa matéria ficou simplesmente show! Infelizmente vivemos dias em que valores importantíssimos como ética, honestidade, verdade, transparência, ficaram esquecidos no fundo do baú. Lembro-me perfeitamente que há cerca de uns 20 a 25 anos atrás (acho que tô ficando velho, rsrsrsrs), as pessoas compravam alimentos, produtos de limpeza, o que quisessem fiado nas mercearias da época tranquilamente para pagar no início do outro mês. Isso demonstrava que aquilo que as pessoas diziam tinha crédito diante de todos. Sou do tempo em que se respeitava mais os idosos, tomava-se "a bênçao" beijando a mão dos pais ou dos avós em sinal de respeito e reverência. Entendo que um conjunto de muitas coisas nos transformaram em uma sociedade egoísta ao ponto de lucrar e quando digo lucrar não me refiro só a dinheiro, mesmo que outra pessoas percam, se machuquem, chorem, se angustiem, entrem em depressão, tentem suicídio e por aí vai. Nunca fui dono da verdade e nunca o serei, mas quem me conhece sabe que assim como o vc (Max), detesto mentiras. A mentira é uma praga que devasta, assim como determinados insetos devastam uma plantação e quando se olha, só se vê o rastro de destruição e dor! Grande abraço pra vc meu amigo e parabéns pelo blog, tá bom demais!

Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? Salmos 4:2


Nilópolis, 25 de março de 2011.

Alessandro Gama

Max Gama disse...

Fala Alessandro (Don Shymaru - Velhos tempos), agradeço sua valiosa contribuição. Que Deus nos ajude nessa caminhada!
Abração!

Anônimo disse...

Max achei muito interessante sua matéria, e inflamado por um senso de justiça de um verdadeiro tirano, mas compreendo que a revolta já esteve pelo uma vez em cada ser humano. Quem aqui nunca foi uma vitima ou autor de alguma mentira? Quem não sofreu ou já não tenho feito sofrer pela pratica da mesma? Mesmo não compartilhando de sua fé e tão pouco sua religião, várias vezes me pego sofrendo do mal que a mentira pode causar, porem levando em consideração a razão, não aplicaria tais sanções aos seus agressores, uma vez que em seu próprio texto é relatado sofre a origem da mesma, visto que o ser humano não nasce mentindo e sim aprende durante sua vida, acredito ser necessário buscar nas raízes do mal, para que se aplique as providencias cabíveis, ao nos levarmos pela emoção meu caro amigo podemos punir inocentes e absolver culpados. Agradeço a oportunidade de expressar meu ponto de vista e deixo aqui um grande abraço.

Max Gama disse...

Valeu Raulzito. Quanto às raízes do mal, é bem clara sua origem. Embora o homem não nasça mentindo, nasce pecador, sendo assim, é uma questão de tempo até que use e/ou tome gosto por tal ardil. O remédio é bem simples, tratando a fatídica querela humana, o pecado, teremos grandes avanços. Mas infelizmente vivemos numa sociedade que trata câncer com aspirinas!
Trazendo pra nós, tratamos apenas como uma questão moral o que é intrínsecamente, na maioria das vezes espiritual.
Abração (Papito)... assim que aparecer por aí aviso antes

Herley Rocha disse...

Como dizia A.W.Tozer: "Entre a Verdade e a felicidade, eu fico com a Verdade. Pois no céu eu terei a eternidade para ser feliz!" Abraços

Max Gama disse...

Fala Herley, obrigado pela contribuição!

Anônimo disse...

Max,sempre passo por aki pra dar uma olhada e ta bom demais!! Q Deus continue te abençoando..Aproveito para pedir um post com o seguinte assunto: Palavras ao vento..Sabe qdo nós estamos tristes ou desesperados com algo e começamos a dizer as coisas mais loucas para Deus? Tipo, Senhor n tem sentido te servir, n vale d nada tudo isso..É pecado? Ate onde seria correto? Ate onde eu posso desabafar com Deus sem humaniza-lo tanto? Não sei se vc entendeu..Não to falando de oração imprecatoria..To falando de irritação contra alguem ou contra alguma coisa..Ou de as vezes questionar de todo meu coração alguma coisa que Deus esta fazendo ou permitindo que me aconteça..Espero ter me feito entendida..Q Deus te abençoe..
Luciana Paracatu..

Max Gama disse...

Obrigado pela pauta "quente"..
Deus a abençoe aí no Chile!

Casal 20 disse...

Max, gostei muito do seu texto. Pertinente.

Sobre mentira e, mais especificadamente, sobre o tema de "Missões e Mentiras", gostaria que você lesse um texto que escrevi e que se encontra no site da nossa APMT: http://www.apmt.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=710&Itemid=85

Pode ficar, também, à vontade para publicar no seu blog o nosso texto, será um privilégio para nós.

Quero que você saiba que estaremos orando por você e pelos desafios do seu ministério.

Em Cristo, abraços sempre afetuosos.

Max Gama disse...

Muito obrigado... publicarei ainda esta semana!
Maravilhoso texto Fábio. Falei com um amigo que questionou justamente a validade da verdade (tratando-se de identificação) no campo missionário desfavorável e perseguidor.... foi "na mosca".
Já indiquei o teu texto!
Abraço....
IntéMax!

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

"ODEIO A MENTIRA..."
Mas...confesso que as vezes,mesmo relutando,tentando lutar de frente, ELA vem e domina o coração por segundos.Ainda bem que a maioria das vezes...EU VENÇO!KKKKKKKK
E ELA, pega as trouxas e se vai.
São as tais mentirinhas....Um cabelo feio que falamos p/ agradar:"NÃO! TÁ LINDO!...KKKKKKKK
Uma pessoa Gordinha que pergunta:"COMO ESTOU? Você! está ÓTIMA!KKKKKKKKKKK
São as DITAS RAPOZINHAS que querem invadir a nossa CASA.
MUITO BOA A SUA POSTAGEM...AMEI!
FICA COM DEUS.

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

MAX...A postagem em cima ficou errada, concertei e saiu errada de novo...snif...snif...
Não sei porque a frase não sai...as duas ficaram erradas.
EM CIMA DE "LINDO!!!!", estava escrito:
Uma pessoa com o cabelo feio pergunta:
MEU CABELO ficou bom assim? Você responde:
FICOU LINDO!!!! Agora que era a vez do "
LINDO"
Desculpe o erro.
Um abraço.

Max Gama disse...

Obrigado pelo comentário..... que o Senhor a abençoe! Visitei "sua casa" hoje. Continue o trabalho e que o Senhor a abençoe!
IntéMax!