Translate

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher, quem comemora?

   Pensando um pouco sobre o "dia internacional da mulher", me vi na seguinte reflexão: "Nem toda fêmea é mulher"... é isso mesmo... não consigo ver diferente. Assim como nem todo macho é homem, nem toda fêmea é  mulher. Minha definição de mulher vai muito além da "fenda" abaixo da região pélvica. Entendo que mulher de verdade precisa ser virtuosa, integra, digna, enfim, mulher!
   Em Provérbios 31.10-31, Salomão descreve o que uma mulher virtuosa tem como características que a faz diferenciada das demais, lembremo-nos que está em foco uma mulher casada, não quer dizer que não haja virtude na solteira, mas foi a abordagem feita pelo autor. Vejamos:


  1. Conta com a confiança do marido, que conhecendo a índole e capacidade da esposa, sabe que há austeridade em questões domésticas e não haverá falta ou desperdício;
  2. É constante no caminho do bem;
  3. É habilidosa e esforçada, em nada preguiçosa;
  4. Administra bem o que lhe é confiado, é capaz;
  5. Ainda que durma, está sempre atenta;
  6. Aos de fora é solícita e misericordiosa;
  7. Não teme o imprevisto, pois o está esperando, é prudente;
  8. Por causa de seu proceder justo e honrado, o marido é reconhecido (aleluia!!!);
  9. Mesmo cuidando da própria aparência, seus maiores atributos são força e dignidade;
  10. Tem na boca sempre uma palavra de graça;
  11. Seu marido e filhos a louvam como a melhor entre todas (êh, minha princesa!);
  12. Sua beleza está posta em Deus e por isso é reconhecida, recompensada publicamente.
Como já informei, o texto refere-se a uma mulher casada. Por isso, minhas considerações finais, à estas estão direcionadas:
O contexto é de uma sociedade patriarcal e agro-pastoril, nem tudo o que está no texto é possível nos dias de hoje, e especialmente por isso me prendi aos princípios expostos.
Levando isso em consideração, digo que não há sentido numa existência sem sentido apropriado, o da mulher é ser VIRTUOSA! Comemorar o dia internacional da mulher sem tais atributos, remete apenas a causas trabalhistas e sociais, ofusca a beleza da quela que foi criada com fim específico. Comemorar dia 8 de março apenas para ganhar flores ou agrados, empobrece a causa das que diligente fazem-se virtuosas numa sociedade sem valores!   
Que o Senhor toque vidas e faça com que cada vez mais mulheres queiram entrar nesse ditoso "hall".
Assim, parabenizo a você que é mais preciosa do que tesouros incontáveis, MULHER VIRTUOSA!

Nenhum comentário: