Translate

domingo, 24 de setembro de 2017

Culto ou Encenação

Chegou o domingo, primeiro dia da semana, dia em que a esmagadora maioria da cristandade reune-se para adorar coletivamente a Deus. Pelo menos deveria ser assim. No entanto, o que posso observar em uma parcela significadamente grande, é que a adoração passa muito longe do objetivo central de se estar em uma igreja.
Creio que peças teatrais têm sido encenadas domingo após domingo, por muitos frequentadores. Sei que este escrito parece uma tentativa tosca de arbitrar o "foro íntimo", mas sinceramente digo, NÃO É! É fruto da observação que faço em toda ocasião de culto.
Na igreja em que trabalho e congrego, nós os pastores, tomamos assento em lugares próximos ao púlpito, de onde faço minhas observações e em alguns casos, anotações.
O que vejo lá de cima, às vezes, me faz pecar. Não entendo, não consigo entender o que faz uma pessoa chegar 30, 40 minutos, até uma hora depois do início do culto. Não entendo a "levantação" continua para ir ao banheiro ou beber água. Não entendo a conversação interminável que algumas pessoas tecem durante a pregação (se pelo menos comentassem do sermão). Não entendo o fato de estarem tão focados nos momentos musicais e tão dispersos na hora do "filé mignon". Não consigo entender a enorme ansiedade para o termino, isso é, quando não saem bem antes do culto terminar. 
O culto no primeiro dia da semana, dia em que o Senhor Jesus ressuscitou, deveria ser o ponto alto de uma semana vivida para a Glória de Deus. Se as pessoas agem assim no dia e local em que sua reverência deveria aparecer com mais clareza e exuberância, o que ocorre durante a semana?

A resposta parece muito óbvia, ENCENAÇÃO, PEÇA TEATRAL!

E você, o que tem feito? 
Tem oferecido a Deus um culto reverente, racional (Rm 12:1-2), fruto de uma semana em que buscou glorifica-Lo em tudo?   
Ou apenas coloca sua "roupinha de ver Deus" e encena um grotesco pastelão dos mais sem graça?

Que sua opção seja a primeira, para o seu bem, segurança e alegria!

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário: